
A E-REDES concluiu, no ano de 2024, a integração de redes inteligentes dos consumidores de baixa tensão e a capacitação de operações remotas dos circuitos de iluminação pública no concelho de Proença-a-Nova, consolidando assim uma estratégia orientada para a modernização, eficiência energética e digitalização da rede elétrica.
Este esforço de investimento é parte de uma atuação estruturada, desenvolvida entre 2022 e 2024, com um total investido de 1.523.882 euros na rede de baixa tensão no concelho. Os investimentos têm vindo a ser realizados em função de diferentes necessidades identificadas na rede de distribuição, como a renovação tecnológica, a reabilitação de equipamentos e a melhoria das condições de funcionamento da rede em termos de eficiência e qualidade de serviço.
Em 2024, a E-REDES investiu 509.291 euros, repartidos da seguinte forma: 173.645 euros em 30 obras de melhoria da rede; 30.095 euros em 61 intervenções urgentes; 305.551 euros em 120 obras adicionais de reabilitação e reforço da rede; 755.552 euros em equipamentos de medição inteligente, associados a pedidos de ligação de clientes e solicitações de terceiros.
A par das intervenções na rede de baixa tensão, a E-REDES realizou também investimentos relevantes na rede de média e alta tensão, nomeadamente com a instalação de três pontos de telecomando, permitindo uma atuação mais eficaz e célere em situações de gestão e operação da rede.
Para o ano de 2025, a E-REDES mantém a sua aposta contínua na modernização da infraestrutura elétrica, prevendo um investimento de 809.749 euros nas redes de baixa tensão do concelho. Neste âmbito, destaca-se a instalação de 930 luminárias LED, iniciativa que contribui para a promoção da eficiência energética na iluminação pública e para a transição gradual de todo o parque de iluminação para esta tecnologia mais sustentável e eficiente.
Paralelamente, estão a ser implementados sistemas de informação transversais a todo o território nacional que visam reforçar as capacidades de monitorização e atuação remota sobre a rede de baixa tensão. A nível nacional, a E-REDES prevê um investimento total de 219 milhões de euros em 2025.
Para o Diretor das Autarquias Centro, Catarino Alves, “a E-REDES, enquanto operador da rede de distribuição e concessionária das redes municipais de eletricidade em baixa tensão, assim como da rede nacional em média e alta tensão, tem a responsabilidade de realizar as intervenções necessárias à expansão, renovação e manutenção destas redes, assegurando a qualidade e continuidade do serviço prestado aos consumidores e produtores, em conformidade com os regulamentos e padrões de qualidade exigidos”.
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova enaltece o esforço de investimento realizado pela E- REDES no concelho, sublinhando a importância desta colaboração na construção de um território mais eficiente, moderno e ambientalmente responsável.