O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) em quase todo o país, incluindo o continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, durante esta sexta-feira e o fim de semana.

A única exceção é a ilha Terceira, nos Açores, que está em risco elevado.

A previsão de radiação UV muito elevada abrange Portugal continental e o arquipélago da Madeira, com a exposição ao sol a ser particularmente perigosa, especialmente durante os picos de radiação.

O IPMA recomenda, em áreas de risco muito elevado, evitar a exposição ao sol o mais possível e adotar medidas de proteção, como o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol, as crianças devem ser protegidas ainda mais, evitando-se a sua exposição direta à radiação solar.

Para as regiões com risco elevado, que durante este fim de semana, são todas a de Portugal Continental, a recomendação inclui também o uso de óculos de sol, chapéu, t-shirt e protetor solar, com especial atenção nas horas de maior intensidade solar.

O IPMA prevê que, durante o fim de semana, as condições meteorológicas no continente serão de céu pouco nublado, vento fraco e uma ligeira subida das temperaturas máximas nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas deverão variar entre os 9°C em Bragança e os 16°C em Faro e Setúbal, com as máximas a oscilar entre os 22°C, em Aveiro, e os 31°C, em Beja.

No arquipélago da Madeira, o tempo será de períodos de céu nublado, com aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas.

O Funchal verá as temperaturas variar entre os 19°C e os 25°C, enquanto no Porto Santo as temperaturas deverão oscilarem entre os 18°C e os 23°C.

Nos Açores, o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento fraco. As temperaturas no arquipélago deverão oscilar entre os 16°C e os 25°C.

O IPMA alerta, assim, para o risco elevado de exposição à radiação UV e recomenda cuidados redobrados para evitar danos à saúde, especialmente durante os períodos de maior intensidade solar.