
A ópera “Leonor e Benjamim”, inspirada no trágico Massacre de 1506, estreia nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2025 no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
O espetáculo é uma grande produção artística que revisita um dos episódios mais sombrios da história de Portugal, quando milhares de judeus foram assassinados no Largo de São Domingos, em Lisboa.
Com libreto de Humberto Santana e António Cabrita, música e encenação de Jorge Salgueiro, e coreografia de Iolanda Rodrigues, Leonor e Benjamim conta a história de dois jovens apaixonados que se veem envolvidos na tragédia, a produção conta ainda com figurinos de Mariana Morgado, videocenário de Diogo Marrafa e imagem e comunicação de Maria Madalena.
O espetáculo será uma verdadeira imersão sensorial, proporcionando uma reflexão profunda sobre um evento que marcou a história de Portugal, após sua estreia nos palcos, Leonor e Benjamim será transformada em uma longa-metragem de animação, com lançamento previsto para 2027.
Esta versão cinematográfica será produzida por Sardinha em Lata, com roteiro de Humberto Santana, direção de Humberto Santana e Pedro Brito, e apoio financeiro do ICA e RTP.
Os bilhetes para a estreia já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do site oficial bol.pt.
Este evento promete ser um marco cultural e artístico, trazendo à tona a história do Massacre de 1506 de uma forma inovadora e emocionalmente impactante.