Seis jovens de várias nacionalidades estão a desenvolver projetos de voluntariado de longa duração no concelho de Odemira, no âmbito da 3.ª edição do projeto “Regenerar Odemira”, uma iniciativa financiada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto – Corpo Europeu de Solidariedade. A receção dos voluntários ocorreu no dia 30 de janeiro, nos Paços do Concelho, e foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro.

O “Regenerar Odemira III”, coordenado pelo Município de Odemira e com um financiamento aprovado de 75.758,00€, começou em novembro de 2024 e contará com a participação de seis jovens voluntários oriundos da Turquia, Itália e Portugal. Estes jovens permanecerão no concelho até setembro de 2025, trabalhando em parceria com diversas organizações e associações locais, incluindo a Associação Rota Vicentina (Odemira), GAIA Alentejo (São Luís) e Project Earth (Santa Clara-a-Velha).

Os projetos de voluntariado internacional em Odemira, desenvolvidos desde 2015, têm como objetivo fortalecer a ação na área da juventude, promovendo a cidadania ativa entre os jovens do concelho e os voluntários internacionais. Além disso, as iniciativas de solidariedade visam contribuir para a regeneração da região, com destaque para as atividades de caráter ecológico e de valorização dos recursos naturais e culturais locais.

Até hoje, o ciclo de projetos “Regenerar Odemira” envolveu a participação de 69 jovens, sendo 34 em projetos de acolhimento no concelho e 35 em projetos noutros países europeus. Este ciclo tem contado com a colaboração de 13 organizações locais e 27 parceiros internacionais de 12 países.