
O Município de Trancoso e o Banco de Sangue Animal (BSA) anunciaram um inovador protocolo de colaboração que visa fortalecer o atendimento veterinário e ampliar a rede de doações sanguíneas para animais em situação de vulnerabilidade. A ação começou já a vigorar neste mês e beneficiará diretamente os cães e gatos acolhidos no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Trancoso.
Segundo o acordo, todos os animais aptos a doar sangue realizarão um check‑up detalhado, composto por: Anamnese e exame físico completo; Identificação eletrónica (microchip) e vacinação padrão; Desparasitação interna e externa; Análises gerais de sangue e tipificação sanguínea; Testagem para agentes infecciosos (Leishmania, Dirofilaria, Ehrlichia, Anaplasma, Babesia e Brucella).
O protocolo não só garante a segurança e a saúde dos dadores, mas também amplia as reservas de sangue para transfusões emergenciais de outros animais em necessidade.
Além da sua participação solidária no banco de sangue, os residentes do CRO de Trancoso terão acesso a cuidados veterinários de primeira linha, elevando os seus níveis de bem‑estar e aumentando as suas probabilidades de adoção.