O Município de Odemira aprovou a atribuição de um montante global de 218.500 euros para apoiar o associativismo e cooperativismo económico e empresarial do concelho. Este valor representa um aumento de cerca de 20% face ao ano anterior, demonstrando um reforço do compromisso municipal com o setor.

O apoio financeiro decorre da candidatura das associações no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Empresarial. A formalização dos apoios aconteceu no dia 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, com a assinatura de protocolos com 19 entidades beneficiárias. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e do vereador Ricardo Cardoso.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão que temos verificado nestes programas de fomento empresarial. Este em particular destina-se a projetos dinamizados por associações, por pessoas que empregam o seu tempo em prol das suas terras e é com toda a justiça que estes incentivos são distribuídos, um pouco por toda a parte do concelho. Impulsionar as tradições, as feiras, os mercados, os produtos locais, mas também outros projetos inovadores, é o nosso objetivo”, afirmou o vereador Ricardo Cardoso.

O Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Empresarial visa a promoção de atividades de relevante interesse económico, a dinamização de novos projetos, a modernização e autonomia associativa, bem como a valorização dos produtos locais e dos eventos a estes associados. Além disso, pretende criar condições para a produção de conhecimento, alinhando-se com o plano de atividades municipal de empreendedorismo e complementando o Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego – Odemira Empreende.

Os apoios concedidos para 2024 serão disponibilizados ao longo de 2025, abrangendo três tipologias principais: apoio financeiro para instalações e equipamentos, apoio financeiro à organização e participação em eventos e apoio financeiro a projetos de caráter inovador.