O Município de Góis vai avançar com a construção do Parque de Lazer da Selada, na aldeia de Cortes, graças a um apoio financeiro de 411.819,95 euros, atribuído no âmbito do Despacho n.º 5690/2025, publicado em Diário da República a 21 de maio. O investimento total elegível da intervenção ascende a 823.639,89 euros.

Na reunião de Câmara de 27 de maio de 2025, o executivo municipal aprovou a cabimentação da despesa, bem como as peças do procedimento e a abertura do concurso público para a execução da obra.

A celebração do contrato-programa decorre da análise positiva da candidatura submetida pela autarquia, tendo sido reconhecidos os critérios de impacto na comunidade, viabilidade do projeto e alinhamento com os planos de desenvolvimento local. A verificação da elegibilidade assegurou ainda que os fundos não se configuram como subvenções diretas.

O projeto — há muito desejado pela Comissão de Melhoramentos de Cortes e pela própria comunidade — pretende transformar a Selada num espaço de lazer multifacetado, moderno, sustentável e de referência, que promova o recreio, convívio e estadia de residentes e visitantes.

“Este parque deverá estabelecer-se como uma unidade profundamente ligada à aldeia de Cortes, potenciando uma nova dinâmica de vivência social e recreativa ao ar livre”, refere a autarquia em comunicado”.

O futuro Parque de Lazer da Selada inscreve-se numa estratégia mais ampla de valorização do território e revitalização do mundo rural, procurando fomentar a coesão social, a atração turística e a qualidade de vida das populações locais.