Desde 2017, o Município da Chamusca tem vindo a reforçar o seu compromisso social através da adesão ao programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, permitindo que munícipes em situação de vulnerabilidade tenham acesso facilitado a medicamentos comparticipados.

Até ao final de 2024, foram atribuídos 162 cartões Abem, representando um apoio total de 60 mil euros, e possibilitando a dispensa de 20.433 embalagens de medicamentos a 83 famílias. Atualmente, 27 munícipes de 16 agregados familiares continuam a beneficiar ativamente desta medida.

Compromisso com a inclusão social e acesso equitativo à saúde

O programa, promovido pela Associação Dignitude, conta com o Município da Chamusca como parceiro social desde 2017, sendo responsável pela referenciação dos agregados familiares elegíveis. Cada beneficiário e os membros do seu agregado familiar recebem um cartão Abem, que lhes permite aceder diretamente aos medicamentos prescritos, sem burocracias adicionais, garantindo dignidade e equidade no acesso à saúde.

No concelho da Chamusca, existem atualmente seis farmácias aderentes ao programa, cuja lista pode ser consultada online (https://bit.ly/farmaciasabemchamusca).

Políticas sociais de proximidade

A adesão do Município da Chamusca a este programa enquadra-se numa estratégia mais ampla de combate às desigualdades sociais e de promoção da inclusão. A autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas e parcerias para garantir que o acesso à saúde e ao bem-estar seja um direito de todos, independentemente da sua situação económica.

Esta iniciativa alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, contribuindo para a redução das desigualdades e o acesso universal à saúde. Num contexto em que um em cada dez portugueses tem dificuldades em adquirir os medicamentos de que necessita, este programa assume um papel essencial no apoio às famílias mais carenciadas.

Como aceder ao apoio

Os interessados em beneficiar deste apoio social devem efetuar um pedido de marcação para atendimento social junto do Atendimento Integrado + do Município da Chamusca, através dos contactos 800 100 116 ou 249 769 608.

A Associação Dignitude, promotora do programa, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) resultante de uma parceria entre a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, tendo como principal objetivo garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos medicamentos de que necessitam, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.