Montemor-o-Novo prepara-se para receber mais uma edição da Festa do Teatro, que decorrerá entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2025. A iniciativa, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo e pelo Cineteatro Curvo Semedo, é desenvolvida em parceria com diversas associações culturais do concelho e conta com o cofinanciamento da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.

Ao longo de mais de um mês, o público poderá desfrutar de uma programação rica e diversificada que inclui peças de teatro, espetáculos itinerantes, antestreias, dança contemporânea, lançamento de livros e performances interativas.

Destaques da programação

A abertura do festival acontece no Alma Box, com a apresentação de Memorabília pela Alma d’Arame, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março às 21h30, e a 2 de março às 17h00. O espetáculo explora a relação entre objetos e memórias, recorrendo à manipulação, projeção de imagens e som ao vivo.

No dia 1 de março, pelas 16h00, será apresentada a antestreia de Antes da Chuva Sopra o Vento, de Fernando Mota, no Magina. Esta criação é direcionada a todas as infâncias e propõe uma experiência sensorial através de instrumentos musicais construídos a partir de elementos naturais.

Para o público escolar, o festival reserva espetáculos especiais como Palhinhas, a História de um Espantalho (Krisálida), a 10 de março, e Um Submarino em Marte (Imaginar do Gigante), a 13 de março, ambos no Alma Box.

No dia 15 de março, a Biblioteca Municipal Almeida Faria recebe dois momentos especiais: Partida, Lagarta, Fugida! às 11h00 e 16h00, e o lançamento do livro da edição Ruínas 2025 às 18h30.

A partir de 20 de março, o Cineteatro Curvo Semedo será palco de Subpalco (Trimagisto), um espetáculo com humor e crítica à condição teatral, seguido de Sangue, Suor e Picos (Alma d’Arame e Baal 17) no dia 21 de março, que aborda uma história de amor inusitada no deserto do Colorado.

O fim de semana de 22 e 23 de março traz uma programação intensa com o espetáculo itinerante Histórias ao Virar da Esquina no Largo Dr. Miguel Bombarda, Oz ou a Estrada? no XL Box, e Quem Canta um Conto, apresentado pela Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor, no Cineteatro Curvo Semedo.

Entre 27 e 31 de março, os espetadores poderão assistir a peças como A Menina que Pintava Pássaros (Teatro de Marionetas de Mandrágora), Vendedor de Recordações (Trimagisto), N(ã)o Tempo (Theatron – Associação Cultural), Toda a Gente (SOIR Joaquim António de Aguiar), O Cônsul Português (Teatro Vitrine) e o encerramento com Bestiário I e Bestiário II (Esquiva – Companhia de Dança) no Alma Box.

Informações sobre bilhetes

Os bilhetes estarão disponíveis a partir de 3 de março na plataforma online da BOL: municipiomontemoronovo.bol.pt.

Reservas específicas podem ser efetuadas através dos seguintes contactos:

Uma celebração para todos

A Festa do Teatro 2025 convida toda a população a participar desta celebração cultural, que valoriza a criação artística local e nacional, promovendo o encontro entre artistas e público de todas as idades. Seja em espetáculos para escolas, apresentações itinerantes ou peças que desafiam os limites da cena teatral, Montemor-o-Novo volta a afirmar-se como palco privilegiado da cultura em Portugal.