
O Ministério da Defesa emitiu um comunicado a dizer que notícias sobre demora de 5 horas de transporte de doente são falsas.
“Estando a ser veiculado a informação falsa de que “um doente de 49 anos com um traumatismo craniano foi transportado por um helicóptero da Força Aérea que demorou mais de 5 horas (em algumas peças noticiosas referem-se 6 horas e 8 horas) a transferir o paciente do Hospital da Covilhã para os Hospitais da Universidade de Coimbra”, cumpre repor a verdade, referindo que a partir do momento em que foi confirmado que o CODU iria avançar com a missão para embarque de um doente no aérodromo de Castelo Branco e entrega do doente no aeródromo de Coimbra, um helicóptero da FAP, EH-101 descolou do Montijo às 22:05 e aterrou em Castelo Branco às 23:20”, explica esta tarde o Ministério em comunicado.
Desligou motores pois esteve ainda à espera do doente; descolou de Castelo Branco às 23:40, e aterrou em Coimbra às 00:20, hora a que entregou o doente, refere.
Adiantando que “desde que o Helicóptero descolou do Montijo até que entregou o doente em Coimbra decorreram 02:15 com tempo de espera do doente incluído”.