José Luís Carneiro, anunciado como candidato à liderança do Partido Socialista (PS), comprometeu-se a ser um líder atento às necessidades e preocupações de todos os membros do partido.

Durante a sua intervenção na Comissão Nacional do PS, em Lisboa, o ex-ministro apelou à união e destacou que o PS será uma “oposição firme e responsável” no futuro, recusando qualquer tentativa de subversão da Constituição.

Na sua intervenção, Carneiro fez questão de agradecer a Pedro Nuno Santos, que anunciou hoje a sua saída da liderança do PS, e apelou à “humildade democrática” perante os resultados das eleições de domingo.

O candidato à liderança sublinhou a importância da coesão interna para o sucesso do partido: “O PS será oposição responsável, séria e firme”, afirmou, garantindo que a sua liderança não será conivente com qualquer operação que prejudique a Constituição.

Carneiro destacou ainda que o PS só conseguirá recuperar a sua força se estiver “unido”, prometendo um trabalho colaborativo, ouvindo todos os setores e contando com o apoio de todos.

O autarca também manifestou confiança na capacidade do partido para assumir um papel de oposição construtiva, sempre em defesa dos princípios democráticos e da estabilidade constitucional.