Piloto natural de Pedras Salgadas brilhou na penúltima ronda da competição, na Hungria, e parte em posição privilegiada para a derradeira prova em Itália

Joana Gonçalves, piloto portuguesa natural de Pedras Salgadas, está muito perto de conquistar o título europeu de Enduro na categoria feminina. No passado fim de semana, a atleta destacou-se na penúltima ronda do Campeonato da Europa, disputada em Nagytarcsa, nos arredores de Budapeste, na Hungria, onde assumiu a liderança da classificação geral.

Ao longo de dois dias de competição intensos, marcados por elevadas temperaturas, terrenos poeirentos e um percurso tecnicamente exigente com cerca de 52 quilómetros – repetido três vezes por dia –, Joana demonstrou consistência, resistência e grande qualidade técnica. O traçado húngaro incluía duas Especiais: a Enduro-Test (ET), em trilhos estreitos, e a Cross Test (CT), com obstáculos artificiais que exigiram ainda mais das pilotos.

Aos comandos da sua Husqvarna FE 250 Factory e com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), Joana Gonçalves alcançou o 2.º lugar no sábado e o 3.º no domingo. Estes resultados valeram-lhe a subida ao 1.º lugar da geral, tornando-a a principal candidata ao título europeu.

A decisão do Campeonato da Europa de Enduro acontecerá em Grado, Itália, nos dias 11 e 12 de outubro. Joana Gonçalves parte em posição privilegiada para fazer história e trazer o troféu europeu para Portugal.

Foto: Evo-press