O Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) formalizaram um protocolo de colaboração para a criação do Espaço Cidadão Solidário – “Já passo aí!”, uma iniciativa pioneira que leva o atendimento público e municipal diretamente aos cidadãos impossibilitados de se deslocarem fisicamente aos serviços.

O novo serviço, de caráter gratuito e personalizado, será operacionalizado por técnicos municipais e funcionará com base num kit portátil de atendimento digital mediado, permitindo aos cidadãos aceder a um vasto leque de serviços no local onde se encontram — como lares de idosos, hospitais, freguesias isoladas, estabelecimentos prisionais ou residências particulares de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.

Entre os serviços disponíveis, os utentes poderão renovar o Cartão de Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital, revalidar a carta de condução por incapacidade temporária, agendar consultas, aceder a benefícios da ADSE e da Autoridade Tributária, bem como solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, também estarão igualmente acessíveis apoios sociais municipais, como o BragaSol, Braga a Sorrir, Braga + Saúde e o Cartão Sénior.

As marcações para este atendimento podem ser feitas através da plataforma braga.balcaoeletronico.pt ou pelo Contact Center municipal: 253 616 060.

O serviço será adaptado às necessidades de cada cidadão ou entidade, garantindo um atendimento inclusivo, eficaz e de proximidade.

A criação do Espaço Cidadão Solidário reforça a aposta do Município de Braga em soluções inovadoras e acessíveis, combatendo a exclusão digital e social, promovendo a coesão territorial e incentivando uma relação mais próxima entre os cidadãos e a administração pública.

A autarquia bracarense continua, assim, a consolidar políticas de modernização administrativa e de serviço público centrado no cidadão.