
O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, apreendeu, nos dias 24 e 25 de maio, um total de 55 quilos de lapas (Patella aspera) capturadas ilegalmente durante a época de defeso, no concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

A primeira ação decorreu a 24 de maio, quando os militares da GNR detetaram uma embarcação semi-rígida a aproximar-se da costa e a descarregar lapas para um mergulhador. Perante a presença da patrulha, os suspeitos fugiram, deixando para trás 47,10 quilos de lapas, que foram de imediato apreendidas no areal.
No dia seguinte, 25 de maio, os militares abordaram dois indivíduos, de 29 e 44 anos, que se encontravam a vender lapas frescas em espaço público. A ação resultou na apreensão de 7,90 quilos do molusco. Ambos os suspeitos foram identificados e foram elaborados três autos de notícia por contraordenação, que serão encaminhados para a Inspeção Regional das Pescas e dos Usos Marítimos, entidade competente para o processo.
Os moluscos apreendidos, por se encontrarem vivos e em boas condições, foram devolvidos ao seu habitat natural, contribuindo para a proteção da espécie e o equilíbrio do ecossistema marinho.
A GNR relembra que a exploração dos recursos marítimos deve ser feita de forma sustentável, respeitando a legislação e os períodos de defeso, com vista à preservação ambiental e à sustentabilidade económica da pesca profissional, sempre com base numa abordagem de precaução e responsabilidade ecológica.