
Pretende também “estimular a integração social dos doentes oncológicos e suas famílias, em todas as fases da doença, através da divulgação de informação e realização de ações de educação e outras ações práticas”.
Outros dos objetivos passa por “organizar estruturas de prevenção primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outras entidades; cooperar com os diversos grupos de ação social da comunidade onde se insere e com instituições nacionais e estrangeiras da área da oncologia”.
Esta associação foi formada por um grupo de pessoas que se juntou depois de constatar que “Odemira não tem uma organização de proximidade que se dedique a apoiar pessoas com experiência oncológica”.
Assim no melhor daquilo que a natureza humana tem, a solidariedade, o espirito de colaboração e entreajuda nasceu a OncoMira – Pessoas e Oncologia - Associação da pessoa em situação oncológica, seus familiares, cuidadores e amigos, que se constituiu sob a forma de associação de solidariedade social, sem fins lucrativos.
O dia 7 de julho de 2025 fica assim marcado como o dia em que nasceu oficialmente a Associação OncoMira, pelas mãos das suas fundadoras, Doroteia Ramos, Sandra Estanqueiro, Adriana Petrova e Maria de Deus Amador, que a elas se juntaram para este arranque: Ana Paula Pereira, Ana Filipa da Silva, Cristina Coimbra, Elsa Machado, Francisco Martins, Maria do Céu Reis, Maria Moreira, Matilde Gonçalves, Nuno Luz, Paula Metrogos, Telma Guerreiro, Tiago Albino e Vanessa Palma.