A coligação Mais Ação, Mais Famalicão, do PSD-CDS/PP, acredita que vai conquistar Louro, freguesia que nos últimos doze anos foi governada pela PS. João Pedro Novais é o candidato proposto, cuja apresentação decorreu no dia 13 de julho, na Praça Comendador Artur Cupertino de Miranda. «Queremos devolver o Louro aos lourenses», disse. Na sua ótica, quer dizer mais serviços e outro dinamismo à freguesia.

«O Louro deixou-se ultrapassar, mas connosco na Junta de Freguesia vamos recuperar o tempo perdido (…) vamos fazer com que volte a ser grande outra vez», reforçou o candidato, formado em Engenharia Eletrotécnica e deputado da Assembleia de Freguesia. Do programa proposto, destaque para a construção de um Multiusos e de um novo complexo desportivo; para a criação da Academia Sénior; a requalificação da Junta de Freguesia e a instalação de um Espaço Cidadão; quer a construção de um corredor pedonal junto ao Rio Este e a reconversão dos terrenos das antigas captações de água do Pinguelo num parque lúdico, de merendas e atividades de lazer ao ar livre. João Pedro Novais quer dar continuidade à melhoria da rede viária, oferecer um cheque bebé, no valor de 250 euros, a todos os pais residentes na freguesia há pelo menos 12 meses para compras efetuadas no comércio local da freguesia; construir um parque de lazer no terreno público do loteamento do Outeirinho, entre outros projetos.

João Pedro Novais criticou o modelo de gestão «orgulhosamente só» que considera existir no atual executivo. «A partir de outubro vamos trabalhar em conjunto, vamos ser insistentes, reivindicativos, vamos apresentar ideias e projetos porque queremos fazer obra e queremos o Louro a evoluir», disse.

Na plateia estava o também candidato à Câmara, Mário Passos, que aposta em João Pedro Novais para «o desenvolvimento e crescimento do Louro». Juntaram-se também os dois mandatários: o jovem Afonso Silva e o dirigente escutista José António Ferreira.