As empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social que se diferenciem na promoção da igualdade de género no trabalho, na formação profissional e pela adoção de princípios e medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, voltam a ser premiadas pela Câmara Municipal de VN Famalicão.

As candidaturas à segunda edição do “Prémio + Igual” decorrem até 23 de julho, em www.famalicao.pt, e a entrega dos prémios está marcada para o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade.

Com o “Prémio + Igual” a autarquia famalicense pretende incentivar a adoção de medidas concretas que visem a igualdade entre mulheres e homens.

Para a atribuição do galardão é considerado o facto das entidades assumirem, de modo objetivo e com resultados visíveis, que a dimensão da igualdade faz parte integrante da sua gestão, cultura e estratégia, incluindo a representação plural e equilibrada entre mulheres e homens em lugares de direção e decisão; a existência de políticas e boas práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal nas entidades empregadoras, designadamente através de horários de trabalho em regime de flexibilidade ou adaptabilidade, regime de jornada contínua, trabalho a tempo parcial e a celebração de protocolos com equipamentos sociais e/ou serviços de proximidade dirigidos a crianças e a outros dependentes, entre outros.

No ano passado, Vieira de Castro, ROQ e Associação de Moradores das Lameiras foram as vencedoras da primeira edição, com a Continental a ser distinguida com uma Menção Honrosa.

Este prémio tem periodicidade anual e insere-se no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, apresentado pela Câmara Municipal de Famalicão em 2022.