
O arquiteto Nuno Portas, figura de referência na área da arquitetura e do urbanismo em Portugal, morreu aos 90 anos. A informação está a ser avançada pelo jornal Observador.
Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu em Vila Viçosa, na freguesia de São Bartolomeu, a 23 de setembro de 1934. Ao longo da sua carreira destacou-se como arquiteto, pensador e académico, sendo uma das personalidades mais influentes no pensamento urbano português do século XX.
Era pai de Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS-PP, e de Miguel Portas, antigo eurodeputado do Bloco de Esquerda, já falecido. Era ainda pai da jornalista Catarina Portas.
A morte foi confirmada pela ex-mulher, Helena Sacadura Cabral, através de uma publicação nas redes sociais: «Foi com pesar que tomei conhecimento da morte de Nuno Portas, pai dos meus dois filhos. Apesar de há muitos anos termos seguido caminhos diferentes, compartilhamos uma parte importante da vida e, acima de tudo, a dádiva de sermos pais de pessoas incríveis.»
Na mesma publicação, Helena Sacadura Cabral manifesta o desejo de que Nuno Portas «encontre paz» e que a memória do que foi bom «siga viva no coração de quem o amou».