Delfim Rodrigues, ex-Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, e responsável pela coordenação do Programa Nacional para a implementação da Hospitalização Domiciliária, faleceu esta sexta-feira, 16 de maio, com 71 anos, no Hospital Senhora da Oliveira.
Delfim Rodrigues era licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar. Durante a sua atividade profissional, desempenhou vários cargos na Saúde, em funções de administração e gestão dos serviços de saúde.

Entre os diversos cargos que ocupou destacam-se os de Diretor Regional do Norte das Instalações e Equipamentos da Saúde, Diretor Geral dos Hospitais, Diretor Geral de Saúde, Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Presidente do Conselho de Administração de vários hospitais.

 

Foi ainda auditor hospitalar e professor convidado em diversas universidades.

Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, entre 28 março de 2012 e 17 de julho de 2018, e foi nomeado, em 2018, pelo então Ministro da Saúde, coordenador do Programa Nacional para a implementação da Hospitalização Domiciliária.

Domingos Bragança realça o serviço público que Delfim Rodrigues prestou a Guimarães e a Portugal, e manifesta pesar pelo seu falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

O velório realizou-se hoje a partir das 18h00, na capela mortuária de Santos Passos. O funeral realiza-se amanhã, sábado, com cerimónias fúnebres na Igreja dos Santos Passos, às 11h30. No final o corpo vai a sepultar no cemitério de Monchique.