
A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) apresenta esta quinta-feira, 29 de maio, o projeto da nova biblioteca, da autoria do prestigiado arquiteto Álvaro Siza Vieira. A cerimónia decorre pelas 12h00, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, e marca o arranque público de um dos mais significativos projetos de renovação do património académico da instituição.
A nova biblioteca, cuja construção está prevista para iniciar em 2026, será o novo lar dos mais de 400 mil volumes que compõem o acervo bibliográfico da FDUC, atualmente dispersos e alojados em condições que carecem de atualização.
O evento contará com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, do Diretor da FDUC, Jónatas Machado, bem como do professor catedrático jubilado António Avelãs Nunes e do ex-Presidente do Conselho Geral da UC, Artur Santos Silva.
Em representação do gabinete de Álvaro Siza Vieira, participarão os arquitetos António Madureira e Paulo Sousa, sendo que o próprio Siza intervirá através de mensagem em vídeo.
A nova biblioteca surge como resposta às necessidades da FDUC em termos de acessibilidade, funcionalidade e preservação do espólio documental, assumindo-se como uma infraestrutura de excelência académica e arquitetónica, integrada no plano de valorização patrimonial da Universidade de Coimbra, classificada como Património Mundial da UNESCO.