O Centro UNESCO de Beja acolhe, a partir de 21 de fevereiro de 2025, a exposição de pintura “Olhares”, da autoria de João Sardica. A abertura oficial está marcada para as 18h00, dando início a um período expositivo que se estenderá até 12 de abril de 2025.

João Sardica, aposentado, construiu grande parte da sua carreira na Administração Pública, com atuação no setor dos comportamentos aditivos e dependências, assumindo responsabilidades ao nível distrital e regional. Paralelamente, desenvolveu trabalho de voluntariado em instituições de solidariedade social.

Autodidata na pintura, desde cedo demonstrou interesse pela arte, explorando tanto a técnica do óleo sobre tela como a aguarela. Durante um período, partilhou experiências e técnicas no atelier do pintor Carlos Montes, ao lado de nomes como o escultor bejense Manuel Rosa e o saudoso Leonel Borrela.

Nos últimos anos, Sardica aprofundou o seu trabalho na aguarela, explorando a sua capacidade expressiva para transmitir emoções e memórias. A transparência das cores e os jogos de luz e profundidade tornam as suas obras um reflexo do património arquitetónico e histórico do Alentejo, tema central da exposição “Olhares”.

Esta mostra surge como um momento significativo na trajetória do artista, marcando a sua primeira exposição individual e respondendo ao incentivo de várias pessoas que o motivaram a partilhar publicamente o seu trabalho. A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja.

Horário de visita:
Segunda a sexta-feira: 10h00 – 13h00 | 15h00 – 20h00
Sábado: 15h00 – 20h00