José Rodrigues (1910 – 1961), durante as décadas em que se dedicou à arte de fotógrafo ambulante, percorreu dezenas de aldeias dos concelhos de Seia, de Oliveira do Hospital, de Arganil e da Covilhã.

Era conhecido na região como o “Retratista do Rio de Mel” sendo a sua chegada às aldeias motivo de festejos. As crianças reuniam-se em torno do local onde montava o estúdio improvisado, e esperavam ansiosamente pela revelação das fotografias. Se para os adultos era um registo para a posteridade, para a “criançada” era um momento de magia.

Fotografou milhares de pessoas, maioritariamente em ambientes festivos ou solenes. A festa do padroeiro, a romaria regional, o casamento, o batizado, a primeira comunhão ou a profissão de fé. De terra em terra, ou de romaria em romaria, percorrendo caminhos de pé posto carregava no dorso a máquina fotográfica e os acessórios necessários à revelação dos trabalhos.

A exposição patenteia 25 fotografias realizadas por José Rodrigues na aldeia de Gondufo, freguesia de Vide e Cabeça, na década de 1950. Estes documentos representam um repositório de momentos festivos daquela comunidade.

Visitável no Posto de Turismo de Seia, de 2 a 30 de abril, de segunda-feira a domingo, durante o mês de agosto de 2025 estará patente no Lagar de Vara da aldeia de Vide.