
O Teatro Amador de Loureiro (TAL) subiu ao palco do auditório da Junta de Freguesia de Loureiro na noite de sábado, dia 12 de julho, para levar mais uma vez à cena a peça “De Que Espécie de Homem São Vocês”, evento inserido na programação de das Festas de Loureiro.
É a terceira vez que o grupo de teatro de Loureiro representa a peça. A estreia aconteceu em maio, já foi apresentada no concelho de Tomar, e foi reposta novamente em Loureiro para os festejos da vila.
João Amorim, ator e encenador natural de Carregosa, foi o responsável pela encenação desta peça, e explica, em traços gerais, o epicentro do “De Que Espécie de Homem São Vocês”
“É um espetáculo que tem um cariz político muito vincado. É um espetáculo que de alguma forma tenta obrigar-nos a olhar para aquilo que se está a passar hoje em dia pela lente daquilo que aconteceu no período do Terceiro Reich na Alemanha”, começa por dizer ao Correio de Azeméis.
“O espetáculo não tem propriamente princípio, meio e fim. São quadros isolados que estão todos em torno do Terceiro Reich e a contemporaneidade. Vive entre a ditadura Nazi e a crise migratória que vivemos hoje em dia. Há uma moldura temática que tem a ver com questões políticas que quisemos refletir”, acrescenta João Amorim.
Apesar de haver momentos de comicidade, esta é uma peça com o objectivo de obrigar a pensar sobre os dias de hoje. E esta é a primeira vez que TAL apresentado uma peça com vertente política.
“Quando pensámos neste projeto havia várias possibilidade em cima da mesa, mas pelo facto de o TAL não ter feito nada neste tipo de dramaturgia, e com o trajeto global do ponto de vista político, acabamos por seguir esta temática”, finaliza João Amorim.
