
Felisbina Queiroga, docente e investigadora do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi eleita para o comité executivo da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), organização internacional de veterinários de animais de companhia.
Numa votação que contou com uma forte participação, a investigadora, que integrou o comité executivo entre 2019 e 2023, foi eleita para a região da Australásia, Europa e América do Norte. O mandato, com a duração de um ano, tem início a 1 de agosto, terminando na próxima Assembleia Geral que decorre em outubro de 2026 em Varsóvia, na Polónia.
A docente explica que se trata de um cargo diretivo, com funções de aconselhamento e tomada de decisão, uma vez que os membros do comité executivo têm poder de voto nas deliberações da WSAVA. Acrescenta que a sua candidatura surgiu no seguimento do cargo que ocupa, desde 2016, como presidente da secção regional do Norte da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), entidade que integra a WSAVA. Nesta associação, faz ainda parte do conselho diretivo e da comissão científica.
A WSAVA é uma associação internacional que desenvolve ações estratégicas de incidência política e institucional, com o objetivo de influenciar políticas públicas e, quando necessário, a própria legislação nacional, promovendo o bem-estar animal e o fortalecimento da medicina veterinária a nível global.
A WSAVA é membro ativo do AMR Working Group (AMRWG)da WOAH – World Organization for Animal Health (antiga OIE). A parceria com esta organização e outras entidades veterinárias visa ampliar a vigilância, educação e boas práticas no uso de antimicrobianos para cães e gatos como parte da estratégia One Health.
Durante os mandatos anteriores em que integrou a WSAVA, Felisbina Queiroga participou na elaboração de uma lista de medicamentos veterinários essenciais publicada no Journal of Small Animal Practice – a publicação oficial da organização – sendo depois adotada pela Organização Mundial de Saúde Animal.