O presumível autor de um incêndio florestal ocorrido na tarde de 8 de julho, na freguesia da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha, foi detido pela Polícia Judiciária de Aveiro, em colaboração com o Núcleo de Proteção da Natureza do Destacamento Territorial de Águeda da GNR.

A detenção foi feita fora de flagrante delito e resulta de uma investigação que aponta o homem, de 58 anos, como responsável pelo incêndio iniciado com recurso a chama direta, numa zona densamente coberta por vegetação rasteira e seca, inserida numa vasta mancha florestal.

Nas imediações do local do incêndio existiam várias habitações e instalações industriais, o que agravava o risco para pessoas e bens. O fogo só não assumiu proporções mais graves graças à rápida intervenção de populares, que alertaram de imediato as autoridades, permitindo um combate célere e eficaz.

De acordo com a PJ, não foi identificada qualquer motivação racional para o crime. A atuação do suspeito estará relacionada com um quadro severo de alcoolismo.

O detido será presente ao tribunal da comarca de Aveiro para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.