
Realizaram-se, durante a tarde de sábado, as primeiras corridas do fim de semana do 54.º Circuito Internacional de Vila Real do Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends e do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, ambas do pelotão da ANPAC – Associação Nacional de Pilotos Automoveis Clássicos.
CPV Super Legends: Corrida animada com triunfo de Francisco Gonçalves
Numa corrida com muitos toques e incidências, Francisco Gonçalves (Lotus Elise) manteve a primeira posição da classificação geral de fio a pavio entre os concorrentes do CPV Super Legends. No entanto, atrás do piloto do Lotus Elise houve muita luta por cada posição.
Na mesma altura em que Gonçalves arrancou para a primeira volta, tendo como companhia Vasco Barros (BMW M3 E30), um pequeno toque nas barreiras, pouco depois da curva 3, obrigou à entrada do Safety Car. Com o pelotão reagrupado e, ainda com 23 minutos para o final da corrida inaugural dos Super Legends, voltaram as muitas lutas entre os pilotos. Vasco Barros teve de desistir devido a um problema no carro germânico, possibilitando a subida de André Tavares (Honda S2000) ao segundo posto, com Estevão Oliveira (Honda Type R) a defender o terceiro posto da geral, primeiro entre os Super Trophy, do ataque de Frederico Formiga (Seat Leon MKII). Pouco depois de Formiga conseguir ultrapassar Oliveira, bateu na chicane da Araucária, obrigando a nova entrada do Safety Car. Quando terminou o segundo período de Safety Car, Estevão Oliveira foi ultrapassado por Eduardo Machado (Honda Type R), que à semelhança do que tinha acontecido antes com Frederico Formiga, deu um toque nas barreiras do traçado transmontano, baixando várias posições. Também sem sorte esteve, mais tarde, Estevão Oliveira, que perdeu posição na classificação geral, terminando no sexto posto da geral, segundo entre os Super Trophy. Desta forma, foi Sérgio Monteiro (Honda Civic Type R) a alcançar o terceiro lugar no final da corrida, triunfando nos Super Turismo, atrás de Francisco Gonçalves e André Tavares, os dois primeiros da geral e da categoria Super Extra. Fechou o pódio desta categoria Luís Martins (Porsche Boxter).Ao lado de Sérgio Monteiro no pódio Super Turismo ficaram Mico Mineiro (Honda Type R) e Nuno Santos (Honda Type R) e Luís Mendes (Honda Civic Type R) triunfou no Super Trophy, seguindo-se Estevão Oliveira e António Duarte (Renault Clio RS Cup).
João Novo em destaque no CPV Clássicos
Com desistência de João Macedo Silva (Porsche 911 RSR), primeiro, e Luís Delgado (Porsche 930 Turbo), quase no final da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, João Novo (Ford Escort MK1) aproveitou e triunfou à geral. Luís Delgado não sentiu a pressão de largar da primeira posição da grelha de partida e liderou o pelotão do CPV Clássicos, mantendo João Macedo Silva colado à traseiro do seu Porsche, enquanto João Novo era o único piloto que conseguiu acompanhar a dupla dos carros germânicos nas voltas iniciais.
Seguiam-se António Soares e Rui Alves, ambos aos comandos de Ford Escort MK1. Decorridas as primeiras voltas da prova com 30 minutos de duração, Rui Costa (Ford Escort RS 1800) assumiu o quarto posto ao mesmo tempo que Rui Alves foi obrigado a abandonar.
Desta forma, Rui Costa e António Soares passaram a discutir intensamente o melhor posto da classificação, continuando essa luta até aos últimos momentos da prova. Com Luís Delgado a sentir mais pressão por parte de João Macedo Silva, João Novo estava à espreita de algo que pudesse acontecer à sua frente, poucos metros atrás da dupla adversária.
Domingos Sousa Coutinho (BMW 2800 CS) deu um pequeno toque nas barreiras da curva do Boque, conseguindo regressar à corrida. Quando a prova entrou nos últimos 15 minutos, Delgado passou a ter apenas a companhia de Macedo Silva, com João Novo a perder contacto com ambos. No entanto, pouco depois, João Macedo Silva teve problemas no Porsche e acabou por desistir, ficando Luís Delgado isolado na frente, com cerca de 9 segundos de vantagem, e João Novo no segundo posto da classificação geral, sendo Rui Costa o terceiro. O volte face na corrida aconteceu com menos de 10 minutos para o final, quando Luís Delgado entrou no pitlane após algum fumo sair da traseira do Porsche, dando por terminada a sua corrida. Isso deixou João Novo na liderança, precisando apenas de controlar o pouco tempo que faltava para a conclusão da prova inaugural do CPV Clássicos.
Desta forma, Novo triunfou à geral e entre os concorrentes do Grupo 5, sendo acompanhado no pódio da categoria por Carlos Fernandes (Mazda RX2 Capella) e Luís Nunes (Ford Escort MK1). Já Rui Costa terminou na vice-liderança da classificação geral, tendo triunfado na categoria H75, com António Soares a dar-lhe muito trabalho até à última curva, conseguindo o segundo posto da mesma categoria (terceiro da classificação absoluta). Bruno Santos (Porsche 911 RSR) a fechar o pódio dos H75. Carlos Santos (Ford Escort MK1) e Domingos Sousa Coutinho subiram ao pódio dos H71, respetivamente, enquanto Manuel Almeida (Ford Escort RS 2000) foi o primeiro classificado entre os H81, sendo secundado por Pedro Poças (Porsche 924) e Agostinho Costa (Ford Escort MK2).
As competições da ANPAC regressam amanhã à ação em pista, com corridas agendadas para as 9h00 (CPV Clássicos e Legends 1300), 9h55 (CPV Legends), 10h50 (CPV Super Legends) e 14h30 (CPV Clássicos).