
Decorreu ontem, 17 de julho, a tomada de posse do Conselho Consultivo Local de Inovação e Ciência.

Promovido pelo Município de Braga, tem como missão reforçar a articulação entre a autarquia e respetivos hubs de inovação, o sistema científico e tecnológico, as instituições de ensino superior, o tecido empresarial e os agentes da sociedade civil, promovendo uma estratégia territorial integrada para potenciar a inovação, o conhecimento e a competitividade.
“Consideramos fundamental juntar todos estes agentes para definirmos uma estratégia conjunta que estimule a ligação entre conhecimento e desenvolvimento económico e social. Temos visto o sucesso deste modelo de desenvolvimento nas empresas que têm sido criadas e atraídas para Braga e nos postos de trabalho qualificados que têm vindo a ser gerados”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
Este Conselho Consultivo pretende consolidar Braga como uma cidade-laboratório de ciência, inovação e talento, capaz de atrair investimento, acelerar a transferência de conhecimento e gerar impacto económico, social e ambiental.
Como adiantou o Ricardo Rio, na próxima reunião será discutida a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga.
“Vamos refletir sobre os resultados alcançados ao longo dos últimos 12 anos e, sobretudo, identificar os atuais desafios e falhas de mercado. Pretendemos mapear novas oportunidades, definir prioridades de especialização inteligente e traçar as orientações estratégicas que deverão guiar o desenvolvimento económico do território nos próximos anos”, disse.
Nesse âmbito, o Conselho irá debater o desenvolvimento de setores estratégicos como as tecnologias avançadas de produção, a saúde e biotecnologia, a sustentabilidade, a mobilidade inteligente ou a transformação digital, assegurando um alinhamento coerente com a estratégia de especialização inteligente da região do Norte 2021-27 e com os desafios de transição verde e digital.