O concelho de Seia já tem no terreno o Contrato Local de Desenvolvimento Local de 5.ª geração – CLDS 5G, programa que visa reforçar as políticas de inclusão social, combater a pobreza e promover a coesão territorial no concelho.

O programa, que conta com um investimento global de 644.800,00€, teve início este este mês de maio e prevê beneficiar diretamente 4.730 pessoas em situação de vulnerabilidade, através da implementação de 67 atividades.

O CLDS 5G [Des]Envolver Seia estará em vigor até 2028 e estrutura-se em quatro eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação; Combate à Pobreza e à Exclusão Social das Crianças e dos Jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância; Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade; e Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção.

A funcionar diariamente no edifício do Elo Comum, a equipa técnica do programa é composta por cinco técnicos superiores das áreas das Ciências Sociais e Humanas do Município de Seia, responsáveis pela operacionalização do plano de ação.

O CLDS 5G [Des]Envolver Seia pretende constituir-se como uma resposta social de elevada relevância, abrangendo diferentes públicos e áreas de intervenção, promovendo a inclusão e a coesão social e territorial, bem como a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Para o efeito, conta com o envolvimento e colaboração dos parceiros locais, numa lógica de intervenção em rede e proximidade com o território.