O Centro Cultural Penedo da Saudade exibe, a 15 de julho, pelas 18h, o documentário “As coisas não são feitas por acaso”, sobre o fotojornalista Eduardo Gageiro (1935-2025).

Realizado por Tiago Cravidão, o filme insere-se no âmbito do projeto “Ontem e hoje: as imagens de abril”, que se inspira nos princípios democráticos do acesso à cultura, materializados nas ideias de liberdade e igualdade afirmadas pela Revolução dos Cravos.

Eduardo Gageiro é o autor das imagens mais emblemáticas do 25 de Abril, registos que perduram no tempo não só pela excelência profissional, mas também pelo momento histórico documentado.

O filme explora as imagens marcantes da carreira de Eduardo Gageiro, mostrando como o fotógrafo viu as transformações em Portugal e no mundo, nos últimos 60 anos.

Eduardo Gageiro publicou a sua primeira fotografia, aos 12 anos, no “Diário de Notícias”, com honras de primeira página, tendo começado a sua atividade como repórter fotográfico no “Diário Ilustrado”, em 1957.

Colaborou com múltiplos órgãos de comunicação e instituições e foi condecorado com a comenda da Ordem do Infante e com o título de Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II – Bélgica.