A Católica Lisbon School of Business and Economics celebra esta sexta-feira, 29 de agosto, uma década de Praxe Solidária, marcada pela doação de 23 toneladas de alimentos recolhidos nos campos agrícolas e entregues a famílias em situação de vulnerabilidade.

O Projeto Restolho, lançado em 2015, substitui a tradicional praxe académica por uma ação de voluntariado onde os caloiros recolhem batatas deixadas nos campos após a colheita, destinando-as a instituições de solidariedade social. Desde então, já envolveu mais de 2.000 alunos e resultou na oferta de cerca de 138.000 refeições.

A edição deste ano decorre na Azinhaga, Golegã, às 14h30, com a participação de 300 novos estudantes da turma de 2025/2028, acompanhados pela comunidade académica.

Segundo o dean da Católica-Lisbon, Filipe Santos, o projeto é “um marco simbólico que reforça o compromisso da escola com a cidadania ativa, o combate ao desperdício alimentar e a construção de uma sociedade mais justa”.

O evento conta com o apoio da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA, além da parceria da Agromais e da Agrotejo, que cedem terrenos e asseguram a logística.

Integrado na Welcome Week da instituição, o Dia Solidário é uma das primeiras experiências de integração dos novos alunos, que iniciam as aulas a 1 de setembro.