A Biblioteca Municipal de Redondo tem patente ao público, até ao próximo dia 31 de julho, a exposição bibliográfica As três Marias, centrada na obra Novas Cartas Portuguesas, publicada em 1972 por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

Conhecidas internacionalmente como «As Três Marias», as autoras deram voz, através desta obra, a diversas formas de opressão e desigualdade vividas em Portugal durante o regime do Estado Novo. O livro abordava temas como a repressão ditatorial, o domínio patriarcal e as condições sociais e legais impostas às mulheres, nomeadamente no que respeita ao casamento, maternidade e sexualidade.

Além disso, Novas Cartas Portuguesas denunciava também a guerra colonial, bem como a realidade de portugueses espalhados pelo mundo — emigrantes, refugiados, exilados — e daqueles que regressaram ao país após o fim do império, os chamados “retornados”.

A publicação da obra teve uma forte repercussão nacional e internacional, contribuindo para o debate público e para o desgaste do regime liderado por Marcelo Caetano, num período em que se acentuavam as tensões sociais e políticas que culminariam na Revolução de Abril.

A exposição bibliográfica pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Redondo.