
Um bebé morreu hoje de manhã após ter nascido a bordo de uma ambulância dos Bombeiros da Nazaré, em pleno transporte de urgência para o hospital de Leiria.
A mãe, uma mulher de 33 anos em trabalho de parto, foi assistida pelos bombeiros e por equipas médicas, mas o recém-nascido, prematuro, não resistiu.
O alerta foi dado pelas 8h30, tendo sido imediatamente acionados os meios de socorro. A grávida apresentava sangramento e contrações regulares, embora sem rotura da bolsa. O parto ocorreu dentro da ambulância às 9h10, a cerca de 10 minutos do hospital.
A situação mobilizou vários meios de emergência. O pedido inicial foi encaminhado para o 112, que despachou os Bombeiros da Nazaré e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Alcobaça.
Apenas 20 minutos após o alerta, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) autorizou o envio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Coimbra, que saiu às 8h56 para um ponto de encontro com os restantes meios, na autoestrada, a caminho de Leiria.
Foi ainda mobilizada uma ambulância de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP), com o objetivo de transferir o recém-nascido para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra. No entanto, a criança não sobreviveu.
As circunstâncias exatas da morte do bebé estão agora a ser analisadas, num caso que levanta questões sobre os tempos de resposta e a coordenação dos meios de emergência.