O pós-pandemia COVID-19 foi de mudança de área de trabalho para Christian Ribeiro Silva, fundador da AutoSmartChoice, uma empresa especializada em comércio automóvel. Apesar de não ter experiência no comércio, Silva já trabalhava com carros: “Tinha uma empresa de TVDE no Porto. Na altura apareceu uma proposta e acabei por vendê-la. Sempre gostei da área automóvel e tracei esse objetivo. Já tinha juntado algum dinheiro e decidi lançar-me no ramo sozinho e até agora estou a aguentar.”
A AutoSmartChoice dispõe de várias metodologias pelas quais todos os carros vendidos têm de passar. Desde o relatório de 48 pontos que a empresa considera como obrigatórios para um carro estar comprovado como em bom estado. “O relatório é feito desde do diagnóstico eletrónico, ao sistema de travagem, níveis de fluídos até à questão da higienização. Desde a COVID que higienizamos o carro com ozono e foi um hábito que ficou. São 48 pontos fundamentais para o bom funcionamento do carro.”
Também na hora de colocar um preço no carro para venda, tecnologia é utilizada. A AutoSmartChoice utiliza um software que faz um estudo de mercado, comparando com diversas plataformas online. “Introduzimos os dados da nossa viatura, quilómetros, extras, estado geral do carro e o programa faz um cálculo médio do preço de venda”, explicou Christian. O uso deste software dá uma vantagem ao stand de Carregosa: “Em 80% dos carros temos o melhor preço ou estamos no top três a nível nacional”, revelou o fundador.
Outra superioridade que Christian encontra no seu estabelecimento face aos outros é a garantia com que os carros saem da AutoSmartChoice: “A nossa garantia é válida em toda Europa, mas também as próprias coberturas da garantia, oferecemos uma muito mais completa do que a maior parte da concorrência.”