
A concelhia do PSD de Borba anunciou a celebração de um acordo político com o CDS para as eleições autárquicas de 2025 no concelho de Borba. A coligação, denominada «Aliança Todos por Borba», será liderada por Benjamim Espiguinha, que se apresenta como candidato à presidência da Câmara Municipal.
Em comunicado, a estrutura local do PSD afirma que a decisão de unir esforços com o CDS surge «naturalmente devido ao quadro político nacional» e à «necessidade de dar um rumo ao concelho de Borba». A candidatura, referem, pretende congregar «pessoas capazes e com vontade de trabalhar em prol da terra», sublinhando que se trata de um projeto «sério e ambicioso».
Benjamim Espiguinha, atualmente secretário da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, assume que esta candidatura representa um compromisso com o futuro do concelho. «Ao longo dos últimos anos, dediquei-me de corpo e alma à freguesia de São Bartolomeu», afirmou, explicando que os apelos recebidos por parte de companheiros e munícipes o levaram a aceitar o desafio de liderar a coligação.
«Apresento-me com a convicção de que é possível fazer diferente e fazer melhor», declarou, acrescentando que o projeto que lidera pretende construir «uma Borba mais justa, mais coesa, mais dinâmica e com futuro».
Licenciado em Economia pela Universidade de Évora, Benjamim Espiguinha exerce a profissão de contabilista certificado desde 1998. No plano autárquico, foi membro da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu entre 1993 e 1997, secretário da mesma Junta até 2001 e vereador da Câmara Municipal de Borba desde 2013. Foi ainda presidente do Sport Clube Borbense, integra atualmente os corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Borba e da Irmandade do Senhor Jesus dos Aflitos e desempenha funções no Conselho Económico das Paróquias de Borba