
Demonstração de capacidade do sistema não tripulado de superfície “Tractor do Mar” (“Sea Tractor”/”Sea Tug”), desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) da Marinha Portuguesa, no decurso de uma visita do chefe de governo da República Portuguesa, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, em Tróia, a 16 de Abril de 2025.

Em plano intermédio temos um “Rampage”, um sistema não tripulado de superfície, de 14 pés (4,32 metros), de propulsão eléctrica e com alimentação solar, do fabricante norte-americano Havoc AI (de Providence, Rhode Island).
Esta demonstração teve lugar a a partir do Ponto de Apoio Naval (PAN) de Tróia, georreferenciação 38.47488963420348, -8.870645983337598 , ref. https://maps.app.goo.gl/qZuQeacGGKLWN5FB7 . Ao fundo, em plano afastado, podemos ver o edíficio de cor azul da Marina de Setúbal e, em plano ainda mais afastado, de cor vermelha, os equipamentos do complexo industrial de produção de papel da Navigator.
O “Tractor do Mar” é uma plataforma com funcionalidades que lhe permitem recolher dados oceanográficos e executar tarefas de vigilância operacional, no contexto de protecção de infraestruturas submarinas críticas. A designação “Tractor” decorre de ter sido desenhado para rebocar um sistema de sonar passivo, com capacidade de vigilância em contexto anti-submarino, por meio de detecção acústica multiestática, com desenvolvimento pelo Grupo de Projecto para Análise de Dados Acústicos da Marinha.
O CEOM, responsável pela gestão, operação e manutenção da Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique e um centro de testes NATO DIANA (“Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic”), apresentou o “Tractor do Mar” ao público em Setembro de 2024, no decurso do exercício multinacional REPMUS (“Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems”) organizado e promovido pela Marinha Portuguesa.
Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”