A Igreja de Santa Marinha do Zêzere, no concelho de Baião, recebe no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, pelas 21h30, um concerto do Iberian Ensemble, com entrada livre, no âmbito do ciclo “Percursos Sonoros pelo Interior do Património 2024-25” da Rota do Românico.

Em palco estarão Alexandre Andrade, na flauta barroca, e Samuel Monteiro, ao órgão de tubos histórico do templo, datado de 1793, construído pela oficina do mestre Jozé Antonio de Souza.

O concerto insere-se num programa de divulgação musical apoiado pela Direção-Geral das Artes, que privilegia a interpretação histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII, com uma formação variável conforme o espaço e repertório.

O Iberian Ensemble tem como missão destacar compositores europeus de referência, bem como nomes significativos do barroco ibérico, como Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, A. Vivaldi, Arcangelo Corelli, L. Boccherini e Pedro António Avondano.


A iniciativa integra-se na programação cultural da Rota do Românico, um projeto turístico e cultural que abrange 58 monumentos e três centros de interpretação distribuídos por 12 municípios da região do Tâmega e Sousa e do Douro: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Mais informações sobre a Rota do Românico e o ciclo de concertos podem ser consultadas em: www.rotadoromanico.com