Beneficiando de um financiamento superior a 300 mil euros, Castanheira de Pera iniciou os trabalhos para gestão do combustível florestal. Trabalhos visam defender a floresta de incêndios.
A Assembleia Municipal da Figueira Foz deu ontem luz verde à conclusão do processo de prorrogação do contrato de concessão de água e saneamento até 2042, que representa um pacote financeiro total de 42 milhões de euros.
Quase 1.800 pessoas ligadas aos interesses dos combustíveis fósseis foram acreditadas para a conferência da ONU sobre o clima (COP29) que decorre em Baku, Azerbaijão, indicam dados hoje divulgados por uma organização não-governamental (ONG).
O atum é a conserva mais produzida em Portugal, representando quase metade do total do setor de enlatados de peixe, mas é também a mais exportada, tendo representado 334 milhões de euros em 2023, e importada, segundo dados da ANICP.
Criemos as condições para acelerar o investimento na eletrificação e, desse modo, tornar as metas aspiracionais do Plano Nacional de Energia e Clima uma realidade.
Dados divulgados hoje na cimeira do Clima, em Baku, concluem que as cidades da Ásia e dos Estados Unidos são as que mais emitem os gases que provocam o aquecimento e alimentam as alterações climáticas, sendo Xangai a mais poluente.
Dia 16 de novembro celebra-se o dia nacional do Mar, e em celebração deste dia a associação promoveu uma ação simbólica criativa esta sexta-feira, que fez alusão à necessidade de protegermos 30% do oceano, 10% de forma estrita, até 2030.
A associação ambientalista Zero alertou hoje o Governo para a urgência de aumentar a rede de Áreas Marinhas Protegidas, lembrando que só está definida uma ínfima parte do acordado e que essa proteção “ainda só existe no papel”.
Tem mais de 30 metros de comprimento, pelo menos 300 anos de idade e é visível do espaço. O maior coral do mundo acaba de ser descoberto no sudoeste do Oceano Pacífico.
A Águas do Vale do Tejo (AdVT) vai apresentar na terça-feira o resultado de um projeto, considerado pioneiro em Portugal, com uma “abordagem estruturada” para a erradicação, controlo e prevenção da espécie invasora ludevígia (Ludwigia).
Os programas de apoio à eficiência energética que foram recentemente anunciados servem apenas de "ponte" para a aplicação de fundos europeus mais alargados, avança a ministra do Ambiente e Energia.
Entre os 27 Estados-membros, 19 reduziram emissões de GEE, sendo que em cinco se observaram ainda recuos no PIB. Portugal é um dos 14 países da UE cujo PIB subiu.
Representantes de governos, do setor agrícola e especialistas destacaram quinta-feira, durante a cimeira ambiental COP29, a importância da agricultura para alimentar a população mundial, manter a paz social e contribuir para o combate à crise climática.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou uma campanha de angariação de fundos para criar uma rede nacional de santuários para reverter o “declínio preocupante” de espécies.
Investigadores da Universidade de Durham criaram um modelo que calcula as hipóteses de vida inteligente no nosso universo e mais além. A densidade da energia escura pode estar relacionada com a reunião de condições para a formação de vida inteligente.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou ontem a proposta da Comissão Europeia para adiar por um ano a entrada em vigor das regras que obrigam as empresas a garantir que os seus produtos não provêm de terras desflorestadas.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) comprovaram que a relação simbiótica entre fungos e a raiz tornam os castanheiros mais resilientes aos efeitos das alterações climáticas, foi hoje revelado.
O Cybercab é a mais recente novidade da Tesla. Este veículo totalmente autónomo promete revolucionar e mudar a forma como as pessoas se vão deslocar nas cidades, criando uma solução única. Este estará focado...
O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, defendeu ontem que as trocas com Espanha de quotas de captura de peixe foram benéficas para Portugal, lembrando que este procedimento também foi feito pelo anterior Governo PS.
As energias renováveis representaram 34,9% da energia injetada na rede elétrica dos Açores em 2023, tendo este valor sido de 61% no contexto nacional e de 44% na União Europeia.