A Zero Motorcycles, um dos nomes mais relevantes na mobilidade elétrica sobre duas rodas, surpreendeu o setor ao apresentar o protótipo Zero SR/S Intelligent Aero Prototype. Desenvolvido em colaboração com a empresa britânica White Motorcycle Concepts (WMC), este modelo inovador integra um túnel aerodinâmico inspirado na Fórmula 1, projetado para reduzir a resistência ao ar e melhorar a autonomia – uma das maiores limitações das motos elétricas.

No coração deste avanço encontra-se o túnel Venturi, uma tecnologia patenteada pela WMC que já demonstrou o seu valor em protótipos elétricos concebidos para bater recordes de velocidade. Este sistema aerodinâmico integra dois canais que atravessam o centro da moto, permitindo uma redução de até 10% na resistência ao ar.

Além disso, o protótipo apresenta um guarda-lamas dianteiro redesenhado e apêndices aerodinâmicos nas barras da suspensão frontal, elementos que contribuem para melhorar o desempenho em velocidades elevadas. Robert White, fundador e CEO da WMC, destacou que os benefícios do túnel são especialmente evidentes em condições de velocidade sustentada, ajudando a otimizar o consumo de energia.

‘A eficiência aerodinâmica tem um impacto direto no consumo energético, sobretudo a altas velocidades. Esta tecnologia representa um avanço significativo no caminho para soluções mais sustentáveis na mobilidade elétrica’ afirmou White.

A estreia do Zero SR/S Intelligent Aero Prototype decorreu no evento Motorcycle Live, em Birmingham, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto esta abordagem inovadora. Apesar de a marca ainda não ter divulgado dados concretos sobre o impacto na autonomia, a Zero acredita que esta tecnologia pode prolongar significativamente o alcance da SR/S, atualmente fixado em 275 km, especialmente em percursos de estrada onde a resistência ao ar é um fator determinante.

Próximos passos e implicações no mercado

O protótipo será comparado com o modelo de série da SR/S para avaliar até que ponto esta inovação contribui para aumentar a autonomia e melhorar a experiência do utilizador final. A introdução do túnel Venturi visa não apenas estender o alcance das motos elétricas, mas também reduzir a necessidade de baterias maiores, o que poderá resultar em veículos mais leves e tempos de carregamento reduzidos.

No entanto, especialistas alertam que o impacto económico para o consumidor ainda é incerto, dependendo da viabilidade de integrar esta tecnologia em modelos de produção em larga escala.

A aposta da Zero Motorcycles, que acumula quase duas décadas de experiência no setor, é um claro indicador de que o futuro da mobilidade elétrica passará pela eficiência aerodinâmica. Os resultados das análises comparativas serão cruciais para determinar se este avanço poderá transformar a indústria e oferecer aos consumidores soluções ainda mais práticas e sustentáveis.