A SWM apresenta uma scrambler que equilibra estilo, robustez e acessibilidade como poucas: a nova Six Days 500 ABS. Com inspiração direta no lendário International Six Days Enduro — uma das provas mais exigentes e emblemáticas do calendário do motociclismo — esta moto traz para as estradas (e fora delas) um ADN competitivo, agora ao alcance dos titulares da carta A2.

No coração da Six Days bate um monocilíndrico de 445 cc com duplo comando de válvulas à cabeça (DOHC), preparado para responder com força em qualquer terreno. Com 27,2 cv de potência e 33 Nm de binário às 4.750 rpm, tem tudo o que é preciso para trilhos difíceis sem perder fluidez no asfalto.

Este motor, homologado segundo a norma Euro 5, impressiona também pela eficiência: apenas 4,09 L/100 km e uma autonomia que pode ultrapassar os 400 km, graças ao depósito generoso de 16,5 litros. A caixa de 5 velocidades oferece relações curtas, ideais para enfrentar subidas exigentes ou passagens técnicas em off-road.

A estética da Six Days 500 ABS chama a atenção à primeira vista: pintura verde mate com detalhes pretos e um banco castanho em couro sintético que reforça o visual clássico, mas com uma postura decididamente aventureira. O conjunto é elegante sem ser frágil.

A ergonomia foi pensada para a ação: posição de condução elevada e descontraída, guiador largo para máximo controlo e assento fino, mas confortável o suficiente para longas horas ao volante. Com uma altura ao solo de 855 mm, oferece excelente domínio mesmo fora de estrada.

A travagem está a cargo de um disco frontal de 260 mm e um traseiro de 220 mm, com ABS comutável na roda traseira, permitindo ao piloto desativá-lo quando a situação pede mais liberdade — uma vantagem clara no todo-o-terreno.

As suspensões não ficam atrás: à frente, uma forquilha hidráulica invertida de 43 mm, ajustável e equipada com foles de proteção. Atrás, um par de amortecedores com regulação em compressão e extensão oferece o equilíbrio ideal entre conforto e controlo. As rodas de 19″ à frente e 17″ atrás completam o visual scrambler com eficácia fora de estrada.

Fotos: SWM