
Existem alimentos que são vistos como saudáveis, mas a verdade é que acabam por ser tudo menos isso. Poderia achar que lhe traziam benefícios, contudo podem ter o feito contrário no seu organismo.
A dietista Collin Popp revelou ao Today alguns desses alimentos 'enganadores'. O melhor é optar por fazer escolhas mais nutritivas que não comprometam os desafios que tem estado a construir. Saiba com o que deve ter cuidado.
A especialista começa por dizer que deve ter sempre atenção às listas de ingredientes dos rótulos dos produtos. "É por isso que é sempre importante verificar os rótulos e a moderação também é fundamental. Mesmo que alguns alimentos saudáveis sejam melhores do que os originais, não deve desperdiçar o tamanho das porções."
1- Barras de proteína
"As barras de proteína são algo que como quase todos os dias, mas sou muito cuidadosa com sua origem e ingredientes. Muitas barras são altamente processadas e contêm gorduras não saudáveis, como óleo de palma, açúcares adicionados e outros ingredientes artificiais."
2- Batidos de proteína engarrafados
"São rápidos e fáceis, especialmente se não comeu nada. No entanto, fique atento aos açúcares adicionados, adoçantes artificiais e calorias. Embora geralmente tenham menos gordura, eles são muito processados."
Revela que a opção mais saudável é escolher um em pó e com alguma qualidade. Deverá ainda ter atenção aos níveis de açúcar e misturá-lo com água ou leite.
3- Barras de granola
"Algumas barras de granola disponíveis no mercado são apenas aveia com açúcares adicionados em forma de barra, então não são as melhores escolhas. Podem conter gorduras saturadas prejudiciais à saúde, provenientes de óleos adicionados, o que as torna ricas em calorias. E mesmo que consiga ver os grãos ou sementes, as barras de granola ainda podem ser altamente processadas."
4- Mistura de frutos secos
"Também podem ter muito açúcar adicionado, ou são apenas uma maneira de disfarçar chocolates de uma forma saudável. Podem parecer mais saudáveis, mas na verdade não são, então é preciso ter cuidado."
5- Sumos 'verdes' engarrafados
"Algumas variedades fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, muitas destas bebidas são ricas em açúcar, natural ou adicionado, e carentes de macronutrientes. O outro problema com os sumos é que podem ser bebidos de forma rápida. Assim, acaba por consumir calorias rapidamente."
6- Batatas fritas vegetarianas
"A maneira como contornam isso e são rotuladas como 'vegetarianas' é por que usaram quase todos os subprodutos dos próprios vegetais. Muitas vitaminas, minerais e fibras são removidos, o que é um dos principais benefícios de consumir vegetais puros."
7- Alternativas vegetais à carne
"Nem sempre são a escolha mais saudável, especialmente quando comparadas a fontes de proteína vegetal integral e proteínas magras, como peixe ou frango. Estas opções à base de plantas geralmente contêm proteína de soja, ervilha e glúten de trigo, ou uma combinação delas. Podem ser ricas em sódio e gorduras prejudiciais à saúde, provenientes de óleos adicionados. Frequentemente, contêm aromatizantes artificiais para imitar o sabor da carne e aditivos para textura."