A primeira edição do festival gastronómico SAL - Sabores do Atlântico, decorre entre hoje e 20 de julho na Praça do Povo, no Funchal, indicou a Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, responsável pela organização.

"O evento, que nasce a partir do Madeira Saborea, tem como objetivo celebrar a identidade atlântica da região, através dos produtos do mar e da terra e da inovação na gastronomia", refere a secretaria em comunicado, indicando que o SAL arranca hoje ao final da tarde.

O novo festival integra várias rotas gastronómicas - cuscuz, chícharo, mariscos e moluscos, peixe, doçaria conventual, fruta, tubérculos e pão - jantares de harmonização com chefs reconhecidos, cozinha de autor e conversas com produtores locais sobre os sabores do Atlântico, estando ainda previstos oito jantares temáticos.

"Com o SAL reforçamos o calendário anual de animação turística da região, ao mesmo tempo que potenciamos a promoção e divulgação da nossa oferta gastronómica, valorizando o talento e os produtos locais", refere o secretário do Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, citado no comunicado.

No decurso do evento estão também previstas harmonizações com vinho Madeira e vinhos tranquilos da região, bem como com sidra da Madeira, cerveja artesanal produzida no arquipélago e gin regional.