A esfoliação é um tópico controverso no mundo dos cuidados da pele, porque uma esfoliação excessiva pode danificar a barreira cutânea, tornando a pele sensível e áspera. A maioria dos dermatologistas aconselha a esfoliação não mais do que três vezes por semana.

Mesmo que esfolie a quantidade certa, há uma parte do corpo de que provavelmente se está a esquecer. E, isso pode causar alguns problemas de saúde.

Se costuma fazer esfoliações, é provável que esfregue bem os braços e as pernas, mas e os pés? Geeta Yadav, dermatologista e fundadora da FACET Dermatology, afirma que é importante não se esquecer de esfoliar esta parte do corpo.

Tal como quando se trata de esfoliar outras partes do corpo, Yadav diz que o benefício de esfoliar os pés é que permite que as novas células frescas e saudáveis venham à superfície da pele. "Quando as células mortas da pele se acumulam, a pele tem um aspeto e uma sensação áspera, irregular, baça e seca. Isto pode fazer com que a pele pareça pouco saudável e prematuramente envelhecida", explica, citada pelo site Parade.

Mas esfoliar os pés não se trata apenas de ter pés macios e com um aspeto saudável. Não os esfoliar pode ser um perigo para a saúde. Yadav diz que isso aumenta o risco de pé de atleta, uma infeção fúngica na pele dos pés.

"O pé de atleta é causado por uma infeção fúngica. Os fungos desenvolvem-se em ambientes quentes, húmidos e escuros, especialmente se tiverem muito alimento, como as células mortas da pele", refere a médica. Esfoliar os pés evita isso. "Remover o acúmulo de células mortas da pele, limpar bem os pés e manter os pés frescos e secos usando meias feitas de tecidos respiráveis pode ajudar muito a prevenir o pé de atleta."

Existem outros benefícios na esfoliação dos pés, como a prevenção de calcanhares gretados. "A pele dos nossos pés está sujeita a muito stress. Andar, correr, usar calçado doloroso e até mesmo ficar de pé durante longos períodos de tempo pode levar a calosidades e bolhas."

A acumulação de pele seca pode resultar numa pele espessa e endurecida que pode causar desconforto, bem como calcanhares gretados, o que pode ser bastante doloroso. “A esfoliação ajuda a remover a pele morta e mantém os pés com um aspeto e uma sensação suave e confortável”, afirma Yadav.

Como esfoliar os pés

A forma mais suave de esfoliar os pés é utilizar uma loofah para os lavar e esfregar suavemente todos os dias e, em seguida, utilizar uma pedra-pomes - que tem uma superfície mais dura - todas as semanas. Uma pedra-pomes tem uma textura mais áspera do que uma loofah, e é por isso que pode remover a pele morta de forma mais eficaz.

Se quiser um esfoliante mais profundo, Yadav recomenda um peeling para os pés.

“Esta é uma esfoliação mais profunda do que a que pode ser feita num salão de unhas ou em casa com uma pedra-pomes e utiliza uma mistura potente de alfa-hidroxiácidos para ajudar a soltar as ligações que prendem as células mortas da pele à superfície, resultando numa descamação muito satisfatória”, explica.