A KTM confirmou o lançamento da nova gama 390 Adventure para 2025, com a introdução de dois modelos distintos: a 390 Adventure R e a 390 Adventure X. Enquanto a versão R surge como uma verdadeira máquina off-road, a Adventure X apresenta-se como uma opção mais acessível e focada no asfalto. Esta estratégia da marca austríaca visa atrair diferentes segmentos de motociclistas, oferecendo tanto uma opção para os aventureiros mais experientes como uma porta de entrada acessível para os iniciantes no mundo das motos de aventura.
A KTM 390 Adventure X chega ao mercado com um preço base mais baixo do que a 390 Adventure R, com a diferença justificar-se pelo equipamento mais avançado da versão R, que aposta numa abordagem mais radical e off-road. Para os entusiastas das pequenas cilindradas, estas novas opções podem redefinir o panorama das motos de aventura de pequena capacidade.
Ambos os modelos utilizam o motor LC4c de 399 cc, estreado na 390 Duke, com uma potência anunciada de 44,3 cv às 8.500 rpm e um binário de 39,04 Nm às 7.000 rpm. Este propulsor, ligeiramente mais potente que o seu antecessor de 373 cc, beneficia de uma nova caixa de ar e de um escape inferior que reduz o peso em 2 kg.
A estrutura tubular em aço treliçado foi optimizada para resistir aos desafios das viagens de aventura. A geometria do quadro também foi revista, com diferentes ângulos da direcção: 62,5º na Adventure X e 62,9º na Adventure R. O modelo R recebe ainda um subquadro reforçado para suportar suspensões de longo curso. Em termos de travagem, ambos contam com pinças ByBre, mas a versão R possui alavancas ajustáveis para um maior controlo em terrenos exigentes.
Principais diferenças entre os modelos
Apesar da base comum, os modelos Adventure X e Adventure R apresentam diferenças marcantes. A versão R está equipada com suspensão WP Apex ajustável, proporcionando 231 mm de curso na frente e na traseira, enquanto a X opta por um sistema menos sofisticado, não ajustável, com um curso de 200 mm. Consequentemente, a altura do assento também varia: 870 mm na R contra 825 mm na X, tornando esta última mais acessível para motociclistas de menor estatura.
As rodas também diferenciam os modelos: a 390 Adventure R vem equipada com jantes raiadas de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás, calçadas com pneus Mitas Enduro Trail E07+, ideais para trilhos exigentes. Já a Adventure X aposta em jantes de liga leve de 19 e 17 polegadas, favorecendo uma condução mais estável em estrada.
Tecnologia e tletrónica
A KTM também investiu na eletrónica, diferenciando os dois modelos neste campo. A Adventure X oferece dois modos de condução (Street e Offroad), enquanto a R acrescenta um terceiro modo, Rain, além de controlo de tração sensível à inclinação. Ambas contam com ABS com modo Offroad, que desactiva o sistema na roda traseira.
A instrumentação também se distingue: a Adventure X recebe um ecrã LCD mais básico, enquanto a Adventure R beneficia de um TFT a cores de 5 polegadas com conectividade Bluetooth e botões retroiluminados.
Com estas duas versões, a KTM não só expande a sua gama de pequena cilindrada, mas também oferece uma escolha mais adaptada às necessidades de cada motociclista. Para os iniciantes e os que priorizam a acessibilidade, a Adventure X apresenta-se como uma opção equilibrada e económica. Já para os mais aventureiros, a Adventure R surge como a moto que muitos esperavam, capaz de enfrentar trilhos desafiantes sem compromissos. Com lançamento previsto para 2025, ambas prometem agitar o segmento das motos de aventura leves.
Source: Cycleworld