A lendária Yamaha R1 prepara-se para entrar numa nova era, agora como uma máquina exclusivamente destinada aos circuitos. Desde a sua estreia em 1998, com a icónica “The One” em branco e vermelho, a R1 consolidou-se como uma referência no segmento das superbikes. Ao longo dos anos, esta moto tem sido sinónimo de inovação, potência e performance, e a versão de 2025 eleva ainda mais essa reputação.

Um legado de competição

A Yamaha R1 conquistou diversos títulos em competições de alto nível, incluindo o Campeonato Mundial de Superbikes, dois títulos no Mundial de Resistência e inúmeros campeonatos nacionais. A nova versão da R1 Race beneficia da experiência acumulada pela Yamaha em MotoGP, incorporando melhorias significativas em aerodinâmica e ciclística.

Tecnologia de ponta e motor crossplane

O coração da R1 Race continua a ser o potente motor tetracilíndrico em linha de 998 cc, que se destaca pelo crossplane. Esta configuração proporciona uma entrega de binário linear e poderosa, garantindo um desempenho excecional. A nova especificação inclui um sistema de admissão de alta eficiência e empurradores de válvulas redesenhados.

Para otimizar a resposta do motor, a R1 Race vem equipada com um acelerador APSG ride-by-wire, gerido por um microprocessador da Yamaha. Este sistema permite um controlo preciso da aceleração, oferecendo uma sensação mais natural e progressiva ao condutor.

Aerodinâmica inspirada no MotoGP

Um dos elementos mais distintivos da nova R1 Race é o seu avançado pacote aerodinâmico. Os alerões em fibra de carbono, desenvolvidos com base na experiência da Yamaha Factory Racing no MotoGP, proporcionam maior força descendente e melhor estabilidade do trem dianteiro.

Sendo uma moto exclusivamente de circuito, a R1 Race prescinde de elementos obrigatórios para circulação em estrada, como espelhos retrovisores e suporte de matrícula. O banco do passageiro foi substituído por uma cobertura especial, concebida para aumentar a aderência e facilitar a movimentação do piloto.

Suspensão e travagem de alto desempenho

A ciclística da R1 Race foi alvo de melhorias substanciais. A moto está equipada com uma forquilha invertida KYB de 43 mm, que inclui reguladores independentes para compressão e extensão. Cada haste da forquilha possui uma válvula de base que otimiza a pressão no cilindro, garantindo maior sensibilidade e estabilidade.

No sistema de travagem, a Yamaha apostou em componentes de topo da Brembo. O conjunto dianteiro inclui dois discos de 320 mm com pinças Stylema, proporcionando uma capacidade de resposta superior. A bomba radial Brembo assegura uma pressão linear ao accionar da manete, reduzindo a fadiga dos travões, um aspeto crucial em ambiente de pista.

Pacote eletrónico avançado

Como é expectável numa máquina derivada do MotoGP, a nova R1 Race conta com um sofisticado pacote eletrónico, gerido por uma IMU de seis eixos. Entre as ajudas à condução incluem-se controlo de tração, controlo de deslizamento, controlo de travagem, controlo de elevação da roda dianteira e gestão do travão motor. Adicionalmente, a R1 Race dispõe de Quickshift e vários modos de condução, otimizados para maximizar a experiência em pista.

Uma nova era para a Yamaha R1

Com esta evolução, a Yamaha reafirma o estatuto da R1 como uma superbike de referência para os amantes da velocidade. Agora adaptada exclusivamente para os circuitos, a R1 Race promete proporcionar uma experiência inigualável aos pilotos que procuram o mais alto nível de performance e tecnologia.