
Este domingo, 18 de maio, o antigo presidente dos EUA, Joe Biden, foi diagnosticado com "uma forma agressiva" de cancro na próstata.
"Na semana passada, o presidente Joe Biden foi consultado para uma nova descoberta de um nódulo na próstata, depois de ter sentido um aumento dos sintomas urinários", lê-se no comunicado avançado pelo seu gabinete, que também dá conta de que o cancro já se espalhou pelos ossos.
Citado pelo site Lusíadas Saúde, o médico Luís Osório, coordenador da Unidade de Urologia no Hospital Lusíadas Porto, explica que "o cancro da próstata é um processo de crescimento anormal e desorganizado de algumas células desta glândula do sistema reprodutor masculino, que nas situações onde o diagnóstico ou o tratamento se atrasam levam a uma proliferação descontrolada da patologia."
"Na maioria dos casos apresenta um comportamento assintomático, por dois motivos: a evolução lenta e o crescimento tumoral surgir, frequentemente, na zona periférica da próstata. Quando não é tratado em tempo oportuno, pode levar ao envolvimento tumoral de toda a glândula, invasão para órgãos vizinhos ou mesmo disseminação hematogénica/linfática, mais conhecida como metastização."
Tal como aconteceu ao antigo presidente dos EUA, Joe Biden, "os locais de metastização mais comuns são os gânglios linfáticos e os ossos."
Como já foi referido, o cancro da próstata é um tumor assintomático e de evolução lenta. "Grande parte dos sintomas pode demorar anos até se tornar evidente, manifestando-se muitas vezes em fases mais avançadas da doença."
Quando presentes, estes sintomas podem estar relacionados com a obstrução criada pela própria glândula:
- Dificuldade em urinar;
- Aumento da frequência em urinar;
- Incontinência urinária;
- Sangue na urina/sémen.
Leia Também: Caminhar todos os dias poderá reduzir risco de 13 cancros
Nos casos de doença avançada, os sintomas são mais gerais:
- Dores ósseas;
- Edemas dos membros inferiores;
- Astenia;
- Quebra do estado geral;
- Entre outros.
Luís Osório alerta que "todos os homens a partir dos 45 anos devem realizar uma consulta de rotina anual. No caso de pertencer a um grupo de risco (história familiar de cancro da próstata ou homens afrodescendentes), deverão realizar o rastreio a partir dos 40 anos, uma vez que apresentam uma probabilidade aumentada de ter cancro da próstata."
Leia Também: Médica revela cinco sintomas de cancro de ovário que não deve ignorar
"O cancro da próstata é atualmente um dos tumores mais frequentes no homem, sendo considerado a segunda causa de morte oncológica mais comum desta população."
"Em Portugal, são diagnosticados cerca de 6000 casos de cancro da próstata por ano, o equivalente a 21% de todos os tumores no homem. Em média, um em cada seis homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da sua vida. Estes números são considerados muito elevados e podem ser facilmente controlados com uma prevenção eficaz e um diagnóstico precoce."
Leia Também: O que é o hemangioma? O tipo de tumor que filha de Matilde Breyner tinha