
Desde domingo que tem passado, na RTP, SIC, TVI e CMTV, um anúncio sobre antiaborto. O vídeo tem gerado uma grande revolta e é exigido que os três canais generalistas deixem de transmitir a publicidade… mas sem sucesso.
Leia ainda: Helena Isabel ‘obrigada’ a vir justificar-se após tecer declarações sobre braço-direito de Cristina Ferreira
Exigido que TVI “cesse imediatamente o acordo publicitário firmado com Miguel Milhões”
Até ao momento, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já recebeu mais de 500 participações contra o vídeo publicitário, revelou a Lusa. No entender do Movimento Democrático de Mulheres, a publicidade, intitulada de ‘Obrigado, Mãe’, “viola gravemente” o Código da Publicidade: “artigo 7.º proíbe a publicidade que contém elementos discriminatórios ou ofensivos, incluindo aqueles que atentem contra a dignidade das mulheres”; como também o “artigo 27.º estabelece que os conteúdos televisivos devem respeitar os direitos fundamentais e não promover discursos de ódio ou discriminação”.
Além do mais, foram apresentadas queixa às direções da RTP, SIC e TVI. “A falsidade com que aquela narrativa [apresentada no vídeo] é construída é, de facto, uma coisa absolutamente atentatória, não apenas dos direitos que foram tão difíceis de conquistar, mas, de facto, perpetua uma lógica de culpabilização das mulheres, de responsabilização das mulheres, de ofensa moral às mulheres”, afirmou Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres.
A associação Escolha exigiu que a TVI “cesse imediatamente o acordo publicitário firmado com Miguel Milhões (Guru Mike Millions) e que retire do ar qualquer menção ao videoclipe”. “O vídeo, através de um contexto falso em torno do procedimento cirúrgico da IVG, faz a apologia clara ao «Não» pelo Aborto, um assunto de cariz político, e é um ataque à liberdade individual de cada mulher e pessoa gestante — difundido por um canal televisivo de alto alcance a nível nacional, entre crianças e jovens”, afirmou Patrícia Cardoso, da associação”.
Veja também: Cláudio Ramos falha especial do Big Brother! Apresentador obrigado a ser substituído
Texto: Carolina Marques Dias Fotos: Reprodução TVI