
Aos 88 anos, o Papa Francisco está em “estado crítico” e até já referiu que pode estar perto da morte. Como tal, a saúde preocupa os fiéis e todo o mundo católico.
Contudo, saiba-se que se acontecer alguma tragédia ao Santo Padre, as cerimónias fúnebres estão planeadas… desde 2017, altura em que terá pedido ao Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice para que as regras das cerimónias fossem simplificadas, de acordo com a revista Sábado.
As exigências do Papa Francisco aquando a morte
De acordo com a tradição, o corpo do Santo Padre deverá ser depositado em três caixões, de cipreste, chumbo e carvalho, numa cerimónia no Vaticano. O Papa Francisco só pretende ser depositado num caixão.
Mas não é só… para além da alteração do caixão, a morte deverá ser anunciada numa capela privada, ao contrário do local que era anteriormente designado para esse efeito: o quarto do defunto.
Sabe-se ainda que não quer ser sepultado, tal como os antecessores na Basílica de São Pedro, Francisco escolheu a Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma, pela sua devoção a Nossa Senhora das Neves.
Por fim, pediu que o corpo não ficasse exposto num altar, mas sim dentro do caixão com a tampa aberta.