A família, os amigos e os fãs despediram-se de Diogo Jota e de André Silva na manhã deste sábado, 5 de julho, numa cerimónia carregada de emoção e dor. A missa de corpo presente foi presidida por Dom Manuel Linda, bispo do Porto, que fez uma homilia arrepiante direcionada aos três filhos do futebolista do Liverpool com Rute Cardoso.

Leia ainda: Rute Cardoso sai da igreja agarrada ao caixão do marido: Mar de gente presente no funeral

O discurso emocionante

“Queridos Dinis, Duarte e Mafalda. Vós não estais aqui, mas eu quero falar convosco, mesmo vós não estando aqui presentes. Não sabeis quem eu sou, eu também não tenho o prazer de vos conhecer pessoalmente. Mas sei que neste momento sofreis, sofreis imensamente, ou talvez não, porque nem vos dais conta da tragédia que se abateu sobre a vossa família. Vireis a tomar conta mais tarde. E vai ser terrível. Mas vou rezar muito a Jesus por vós. Quem sofre imenso é a vossa mãe, a D. Rute. Ela tem o coração partido. Igualmente os vossos avós, a D. Isabel, o Sr. Joaquim e os demais membros da vossa família. Ver à sua frente uma urna com os restos mortais de um filho deve ser o tormento maior. Mas quando não é apenas uma urna e são duas, de dois irmãos, não há palavras. Não há palavras, mas há sentimentos para descrever este momento. Estamos aqui além do mais para vos dizer que também sofremos muito com este acontecimento e que queremos tirar um pouco da vossa dor, por isso estamos efetivamente convosco. Subiram na vida pelo seu esforço, não olharam a sacrifícios para atingir os objetivos.

O vosso tio André, por exemplo, conciliou os treinos com uma licenciatura em gestão. Foram pessoas abnegadas, mas respeitando sempre o semelhante. Quer um quer o outro se podem classificar como pessoas discretas, mas muito tranquilas fora do campo, dedicadas aos outros, à família, com grande capacidade de trabalho, por isso, pessoas extraordinárias, e é por isso que está aqui tanta gente. E pessoas de fé”, disse.

E aqui: Liverpool assegura ordenado do futebolista por mais dois anos: Dinheiro será entregue à família

Rute Cardoso e Diogo Jota, ambos de 28 anos, casaram-se a 22 de junho. Eram namorados desde os 15 anos.

Texto: Joana Dantas Rebelo Fotos: redes sociais