
Débora Monteiro, de 42 anos, falou sobre perimenopausa nas redes sociais. A atriz e apresentadora da SIC falou aos fãs do seu estado de saúde e ‘abriu o coração’, sem pudores.
Leia ainda: Vânia Sá perde as estribeiras e destrói seguidora: “Gente anormal. Esta p*ta aqui, esta vaca!”
“Partilhei convosco que estava a ter sintomas de perimenopausa. Muitos suores, muito calor, irritabilidade, cansaço profundo, muito inchada… Marquei a minha consulta, mas só em Setembro é que consegui vaga. Até lá vou manter o foco no treino e cardio”, contou nas redes sociais.
Débora Monteiro acrescentou: “tenho falado com outras mulheres e todas temos tantas dúvidas porque achamos que é só a partir dos 50 que esta fase começa, mas na verdade pode ser muito antes. Partilhem comigo todas as dicas saudáveis para que esta fase seja um bocadinho mais tranquila”, pediu.
O que é a perimenopausa?
Segundo o site da CUF, o principal sintoma da perimenopausa é a irregularidade (em fluxo e em duração) dos seus ciclos menstruais. Isto acontece em épocas diferentes, mas maioritariamente a partir dos 40 anos ou mais tarde, a partir dos 45, embora possa ocorrer entre os 35 e os 40. A duração deste período de perimenopausa também é diferente entre mulheres – para algumas pode durar apenas alguns meses, para outras vários anos.
Texto: Joana Dantas Rebelo Fotos: DR e redes sociais