
Os organizadores do festival Burning Man, que se realiza anualmente no deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Nevada, anunciaram que a “Orgy Dome” - uma tenda especialmente construída para a prática de relações sexuais consentidas entre os frequentadores do evento - foi destruída por fortes rajadas de vento.
Nas redes sociais, os responsáveis pelo espaço escreveram que toda a equipa “trabalhou arduamente para que o nosso querido espaço ficasse de pé”. “Infelizmente, a ventania destruiu todo o nosso trabalho”, pode ainda ler-se. O que restou da estrutura não pôde ser reparado.
A “Orgy Dome” é descrita como um espaço onde “casais e não só podem fugir ao pó e ao calor de Black Rock” e desfrutar de um ambiente “consensual, de positividade sexual”. Não é permitida a entrada, neste espaço, de câmaras de filmar ou telemóveis, e todos os participantes são obrigados a apresentar um documento de identificação à entrada.
O festival Burning Man, um dos mais antigos dos Estados Unidos, tem ficado marcado, ao longo dos últimos anos, por vários incidentes. Em 2023, fortes chuvas torrenciais deixaram perto de 70 mil festivaleiros retidos no deserto de Black Rock. Em 2024, uma mulher morreu no primeiro dia do festival.
A edição de 2025 do Burning Man começou no passado domingo, 24 de agosto, e termina a 1 de setembro.